INGREDIENTES

  • 1 ½ xícara (chá) de arroz integral cozido
  • 100 g de cogumelos shimeji branco (cerca de 1 ¼ xícara)
  • 1 filé de peito de frango NUTRIBEM (cerca de 250 g)
  • 1 banana-da-terra madura
  • ½ maço de couve (5 folhas)
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de pasta de amendoim (sem açúcar)
  • 2 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
  • caldo de ½ limão
  • ¾ de xícara (chá) de água filtrada
  • 3 ½ colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Corte o filé de frango em cubos de 2 cm e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes –a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Solte os cogumelos shimeji da base.
  2. Lave e seque as folhas de couve. Descarte o talo central e disponha uma folha sobre a outra na tábua. Corte as folhas em quatro tiras, no sentido do comprimento, e fatie as tiras em pedaços de 3 cm. Descasque e pique fino o alho. Mantenha a casca e corte a banana-da-terra ao meio, no sentido do comprimento. 
  3. Numa tigela média junte a pasta de amendoim, o caldo de limão, o molho shoyu e a água. Misture bem com um batedor de arame pequeno (ou um garfo) até ficar liso.
  4. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque as metades da banana, com o lado cortado para baixo. Deixe dourar até ficar macia, por cerca de 3 minutos – dê uma leve pressionada nas bananas com a espátula para dourar de maneira uniforme. Transfira para a tábua e reserve as bananas ainda na casca.
  5. Mantenha a frigideira em fogo médio (nem precisa lavar), regue com ½ colher (sopa) de azeite, acrescente os cogumelos e tempere com uma pitada de sal e de pimenta. Refogue por 1 minuto, junte o arroz e mexa por cerca de 4 minutos, até o cogumelo murchar levemente, mas sem perder a textura, e para aquecer o arroz – raspe bem o fundo da frigideira com a espátula para evitar que os grãos grudem. Divida o arroz em dois pratos de servir e reserve. 
  6. Limpe o fundo da frigideira com um pedaço de papel toalha e volte ao fogo médio. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione o alho e a couve picados, tempere com sal e pimenta a gosto. Refogue por 2 minutos até começar a murchar — é bem rápido mesmo, para a couve manter a textura e não amargar. Transfira para os pratos e mantenha a frigideira em fogo médio.
  7. Tempere os cubos de frango com sal e pimenta. Regue a frigideira com o azeite restante e disponha os cubos de frango, bem espalhados, sem amontoar. Deixe cozinhar por 6 minutos, mexendo de vez em quando para dourar por igual. Transfira os cubos de frango para os pratos e prepare o molho.
  8. Coloque a mistura de pasta de amendoim e shoyu na frigideira, raspando bem o fundo com a espátula para dissolver os queimadinhos do frango. Volte ao fogo médio e mexa por cerca de 3 minutos até formar um molho brilhante e levemente espesso.
  9. Corte a banana em fatias na diagonal (sem a casca) e disponha nos pratos com o arroz, a couve e o frango. Sirva a seguir com o molho de amendoim. 

Desenvolvido por Rester - Agência de Internet